ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Congresso sobre a África lusófona realiza-se em Lisboa

Como foi aqui anunciado, o VI Congresso Internacional da África Lusófona e o I Encontro da África Global realizam-se em conjunto de 5 a 7 de novembro de 2013, em Lisboa, na Universidade Lusófona (Auditório Agostinho Neto). O programa destes dois encontros visa a discussão de questões atuais das sociedades africanas, lusófonas e não lusófonas, bem como de temas da sua historiografia.


 A investigação do significado e da origem das palavras estimula as imaginações, às vezes mais do que um estudo etimológico rigoroso permite. Por exemplo, ficou famosa uma suposta explicação da palavra cadáver pela expressão «caro data vermibus» (em latim, o mesmo que «carne dada aos vermes»), que uma análise histórica cuidada não confirma. A propósito de tais etimologias infundadas, Paulo J. S. Barata comenta no Pelourinho a curiosa interpretação que, em declarações à imprensa, uma figura do futebol português faz da palavra treinador. Para explicitar, numa citação, que parte do seu conteúdo não está correta, sic é a palavra latina habitualmente usada, recorda uma nova resposta do consultório, onde se fala, além disso, das expressões «há que...», «cada vez que...» e «em branco», a par de de um caso de concordância. Finalmente, na rubrica Ensino, dá-se conta de um apelo da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa à divulgação dos seus recursos.


 Pelas razões explicadas, o Ciberdúvidas, como projeto dedicado há quase 17 anos à língua portuguesa na diversidade dos seus temas, precisa da ajuda de quem o consulta. O seu contributo também é indispensável. Desde já, os nossos agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/11/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos