ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Do agradecimento ao insulto... em português:
bem haja! + sevandija

A fórmula de agradecimento «bem haja» é frequente em certas zonas de Portugal, como alternativa a «obrigado/obrigada». Mas há dúvidas quanto ao seu uso mais correto, como evidencia uma das novas perguntas feitas ao consultório, no qual igualmente se revela o nome dado ao espaço onde se criam coelhos, o significado de maritimidade e a classificação de hipo- como elemento de formação de palavras. Na Montra de Livros, o registo é outro: apresenta-se o Dicionário de Insultos (Planeta Manuscrito, 2014), de Sérgio Luís de Carvalho, obra que lista impropérios com maior ou menor acinte, entre os quais se inclui o nada amigável sevandija (no sentido de «parasita», «pessoa desprezível»).


 Realiza-se em 9 de outubro, em Braga, a conferência Perspetivas da Língua Portuguesa, uma iniciativa da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em parceria com a Universidade do Minho. O encontro visa incentivar o envolvimento da sociedade civil na promoção da língua portuguesa (consultar programa aqui).


Para falar sobre o projeto de um corpus para o ensino do Português Língua Estrangeira e Língua Segunda, o programa Língua de Todos de sexta-feira, 10/10/2014 (às 13h15* na RDP África; com repetição no dia seguinte depois do noticiário das 9h00*), convida a professora Anabela Gonçalves do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Quanto ao programa Páginas de Português, a emissão de domingo, 12/10/2014 (às 17h00* na Antena 2), dá relevo a uma conversa com Jorge Vaz de Carvalho a propósito da sua experiência de traduzir Ulisses, do escritor irlandês James Joyce (1882-1941).

* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.


 texto descritivo da imagemA Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos continuam a aceitar inscrições em aulas individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações, designadamente sobre o acesso a recursos para apoio ao ensino-aprendizagem do português (língua materna e língua não materna) no Facebook e na rubrica Ensino.


 Com SOS Ciberdúvidas, reitera-se o pedido de apoio ao serviço gracioso e de acesso universal aqui prestado, com o objetivo de esclarecer, divulgar e debater temas da  língua portuguesa, na sua diversidade. Agradecimentos antecipados a quantos enviarem contributos que ajudem a viabilizar este espaço.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/10/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos