ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua no seu registo culto e da fala popular

Duas novas entradas na rubrica Montra de Livros ficam a ilustrar a língua no seu duplo registo, o da teoria e da sua aplicação prática, e o da fala popular:

• A Língua Portuguesa (Teoria. Aplicação e Investigação), obra que acaba de ser lançada, reunindo alguns dos mais importantes artigos escritos pela linguista portuguesa Maria Helena Mira Mateus, consagrados ao estudo das línguas e à apresentação de resultados da investigação sobre questões particulares do português.

• A Medicina na Voz do Povo – livro que já leva alguns anos de publicação (2007), a partir de uma sugestiva recolha aí compilada pelo otorrinolaringologista português Carlos Barreira da Costa de trinta anos de histórias, crenças e dizeres populares que foi ouvindo, e registando, nas suas consultas de médico.


Da atualização deste dia, assinalam-se ainda três novas respostas, a partir destas perguntas chegadas entretanto ao consultório do Ciberdúvidas:

• «Imo(a) significa “íntimo(a)”, “fundo(a)”?»

• «No vilancete camoniano Descalça vai para a fonte, qual é a função sintática desempenhada por "de prata" e "d´ouro" nos versos "o testo nas mãos de prata" e "cabelos d´ouro o trançado"?»

• «Na frase “o céu está nublado/estrelado”, os adjetivos são qualificativos, ou relacionais?»


Os programas Língua de Todos (RDP África, dias 14, às 13h15*, e 15/11, depois do noticiário das 9h00*) e Páginas de Português (Antena 2, dia 16/11, depois das 17h00*) evocam os 50 anos da publicação do livro Luuanda, do angolano Luandino Vieira, e o que passou a simbolizar na nova literatura africana de língua portuguesa.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.


Renovamos o apelo a quantos consultam regularmente o serviço aqui prestado, gratuito e sem fins lucrativos, e que não conta com outros apoios senão com a generosidade desses contributos. Os nossos antecipados agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/11/2014

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos