Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Evocação do 1.º Dia Mundial da Língua Portuguesa

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova (AECDX), no distrito de Coimbra, quis assinalar a comemoração do 1.º Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 5 de maio de 2020, convidando a linguista Carla Marques a falar sobre o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, da sua ação e da importância de que se reveste esta data para quem fala o português quer como língua materna quer como língua de aprendizagem. Apresenta-se aqui o vídeo desse depoimento bem como o texto de apresentação do Ciberdúvidas onde se refere o seu papel ao serviço da divulgação da língua portuguesa no mundo.

nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

O Programa de Mobilidade Académica Paulo Freire-PALOP, dinamizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) em Portugal, e a digitalização dos acervos das riquíssimas bibliotecas dos grémios literários (ou gabinetes de leitura) de Belém do Pará, do Recife e de Salvador da Bahia são os temas principais dos programas de rádio produzidos pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa.

* Os programas Língua de Todos e Páginas de Português ficam disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Na presente semana*, os programas produzidos pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa dão destaque à publicação, em Portugal, da obra Gramática para Todos – o Português na Ponta da Língua, de Marco Neves, e ao Pacto de Irmãos, um dos mais antigos textos em galego-português.

* Os programas Língua de Todos e Páginas de Português ficam disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

O bom uso do português  e os caminhos das políticas linguísticas em Timor-Leste são os tópicos que, na presente semana*, estão em destaque nos programas produzidos pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa.

* Os programas Língua de Todos e Páginas de Português ficam disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Na presente semana, os programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa* são dedicados ao português como língua de herança e aos 10 anos do  Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (na imagem, Os Emigrantes, do pintor açoriano Domingos Rebelo).

 * Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Certos aspetos do bom uso do português e as ideias do linguista brasileiro Marcos Bagno sobre a situação linguística do Brasil são temas em foco nos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*.

Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 12 de abril, 13h15, com repetição dia seguinte, depois do noticiário das 9h00 + ** Páginas de PortuguêsAntena 2, 14 de abril, 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 20 de abril, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

A importância da gramática para os professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em Portugal e o pensamento do Padre António Vieira são, na presente semana, os principais temas nos programas A Língua de Todos e Páginas de Português, produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa.

A Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 22 de fevereiro, 13h15, com repetição no sábado, dia 23 de fevereiro, depois do noticiário das 9h00. Páginas de PortuguêsAntena 2, 24 de fevereiro, 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 1 de março, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Uma tese recentemente defendida em Lisboa, sobre os empréstimos provenientes das línguas do grupo banto, e um projeto-piloto de inclusão do português na oferta da Escola Internacional das Nações Unidas são os temas em destaque nos programas* que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, na presente semana.

Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 8/02/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 9/02, depois do noticiário das 9h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 10/02/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia  16/02/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.

Notícia da agência Lusa difundida por vários jornais e canais de rádio e televisão em Portugal, a propósito dos 20 anos da criação do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, com a assinatura da jornalista Cláudia Páscoa.

Lisboa, 10 julho (Lusa) – O Ciberdúvidas, portal online dedicado à língua portuguesa, poderá encerrar até setembro se continuar sem os [indispensáveis] apoios financeiros [que suportem os seus custos], alertou [na terça-feira, 10/07/2012], em Lisboa, o responsável pelo projeto, José Mário Costa.