Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias Obituário
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Uma notável linguista, filóloga e professora portuguesa

Faleceu em 5 de setembro de 2023 a linguista portuguesa Maria Teresa Brocardo, professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Jornalista português, colaborador do Ciberdúvidas

Era um dos jornalistas mais experientes e diversificados da sua geração. Foi um esmerado colaborador do Ciberdúvidas, tendo assinado vários apontamentos sobre a escrita e a locução jornalísticas nos media portugueses. Faleceu aos 79 anos de idade, em Cascais.

Falecimento do principal historiador medievalista português

José Mattoso, um dos maiores medievalistas portugueses, historiador especializado na história das ordens religiosas e da aristocracia nos séculos X a XIII, faleceu em Lisboa no dia 08/07/2023. Tinha 90 anos de idade.

Ex-professor, livreiro e dinamizador cultural português

José Pinho acabara de ser agraciado com grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelo Presidente da República português, dias depois de ter recebido a Medalha Municipal de Mérito Cultural, votada por unanimidade na Câmara Municipal de Lisboa, reconhecendo-o como uma «personalidade incontornável da Cultura». Faleceu na terça-feira, dia 30 de maio de 2023, com 69 anos de idade.

Professora de Português, ativista cultural, dramaturga e romancista

Nascida em Lisboa, em 1946, filha do escritor e pintor Mário Dionísio e da professora Maria Letícia SilvaEduarda Dionísio era licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, faleceu em Lisboa no dia 22 de abril de 2023, vítima de doença oncológica.

Especialista em didática do ensino do português

Faleceu em 22 de abril de 2023, em Lisboa, a professora Emília Amor, reputada especialista no ensino da língua portuguesa e da investigação em didática.

Uma pintora (também) marcada pelo imaginário em língua portuguesa

Faleceu em Londres, em 8 de junho de 2022, a pintora Paula Rego.

Formada no Reino Unido e radicada neste país desde 1972, Paula Rego manteve uma forte ligação a Portugal e ao longo da sua carreira explorou também temas da literatura popular e da narrativa de ficção de Portugal.

Figura destacada da intectualidade angolana

O escritor e académico angolano  Arlindo Barbeitos faleceu em Luanda, vítima de covid-19, no dia 31 de março de  2021.

 
O desaparecimento de uma pioneira da linguística de corpus em Portugal

Faleceu a linguista portuguesa Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, em 3 de fevereiro de 2021. Investigadora aposentada do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, foi figura destacada da linguística portuguesa pelo seu trabalho pioneiro em Portugal na linguística de corpus.

Uma figura relevante na cultura de Moçambique

Vitima de covid-19faleceu em Maputo o linguista, professor universitário, escritor, poeta e  jornalista moçambicano Calane da Silva faleceu em Maputo, no dia 29 de janeiro de 2021 – figura dotada de forte personalidade, que viveu as grandezas e as tragédias do seu país, tendo marcado a vida cultural moçambicana no último meio século.