ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Exames de Português regressam ao 1.º ciclo do ensino em Portugal

Em Portugal, pela primeira vez em mais de 30 anos, realiza-se em 2013 a prova final de Português do 1.º ciclo do ensino básico. O dia já está marcado: é o 7 de maio. Conforme estipulado no despacho que, em dezembro, fixou novas regras de avaliação para os estudantes dos ensinos básico e secundário, os alunos do 4.º ano que chumbarem nos primeiros exames terão a possibilidade de repetir estas provas em 9 e 12 de julho.


 Há temas que nunca se esgotam, como os abordados neste dia em três novas respostas, retomando a discussão sobre a pronúncia do nome próprio Egipto/Egito ou o uso do hífen com o substantivo modelo e os advérbios bem e mal enquanto elementos de formação de palavras.

No Correio, dá-se conta do desapontamento de um consulente pela perda de funcionalidade da nova plataforma. O Ciberdúvidas responde-lhe, prestando um esclarecimento que é também devido a todos os outros utilizadores deste serviço. Por isso, enquanto resolvemos este problema gradualmente, agradecemos qualquer informação enviada a respeito de erros detetados através da hiperligação que, para o efeito, se encontra no fundo de cada página visionada.

Lembramos que os conteúdos do Ciberdúvidas se encontram igualmente disponíveis pelo Facebook e por meio de uma aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.


Já o dissemos anteriormente: expandir o português é também aprender outras línguas. É o que propõe o programa gratuito de aprendizagem colaborativa da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa, que conta já com 61 inscritos, com cerca de 15 pares a funcionar, que combinam o português com os seguintes idiomas: português-inglês; português–francês; português–polaco; português–galego; português–espanhol. Mas o leque de línguas oferecido pode ampliar-se ainda mais; para tanto, precisa-se agora de falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco. Inscreva-se!


A direção da Associação Portuguesa de Linguística (APL) declara aberto, até ao dia 31 de março, o período de candidaturas ao Prémio de Investigação APL/2013. De acordo com o regulamento, poderão ser apresentados trabalhos de autoria individual ou coletiva, assinados por sócios não doutorados, respeitantes ao português e com uma extensão entre 16 000 e 48 000 palavras.


Para poder continuar a usufruir deste serviço gratuito, destinado ao esclarecimento e debate de questões sobre a língua portuguesa, porque não juntar-se ao grupo de amigos que criou a campanha SOS Ciberdúvidas? Solicite toda a informação pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/02/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos